Conheça o IPEC, ou tente...

 

Um instituto de pesquisas pouco consagrado em realização de sensoriamento político conhecido como IPEC (Inteligência em Pesquisas e Consultoria), divulgou pesquisa de opinião nesta sexta-feira indicando que o ex-presidiário petista Lula ganharia em confronto com o atual Presidente Jair Bolsonaro. Quando se trabalha com estatísticas existem termos importantes que as pessoas esquecem para entender e analisar um determinado gráfico. Contudo, a pesquisa do IPEC parece jogar toda a estatística pelos ares.

Tendência é algo fundamental em Estatística. Linhas de tendência, curvas, margens de erro são usados justamente para aferir confiabilidade e também indicarem um possível cenário futuro. Contudo, a racionalidade parece ser abandonada se o objetivo for derrubar Jair Bolsonaro. Pesquisas anteriores dos institutos mais ferozes contra Bolsonaro, como o DataFolha (pertencente ao Grupo Folha, criticado pelo Presidente e seus apoiadores), indicavam que havia relativo empate entre os dois antagonistas políticos. E esses resultado já era altamente questionável, pois outros institutos como o Paraná Pesquisas mostravam resultados bem discrepantes a favor de Bolsonaro.

Mas o IPEC parece que na totalidade do significado, "chutou o pau da barraca" de qualquer lógica estatística. Em menos de 1 mês após pesquisas como a do DataFolha, o instituto desconhecido jogou o ex-condenado, que foi inocentado pelos ministros que indicou no Supremo Tribunal Federal, para quase 50% de votos no primeiro turno. Um ponto tão fora da curva não é nada comum em qualquer ciência, muito menos em ciência política, por mais que haja a pandemia, o desgaste de Bolsonaro devido aos problemas que o país passa já aconteceu e Bolsonaro continua indo às ruas com forte apoio de pessoas. Então, o que levaria o IPEC a fazer uma pesquisa tão esquisita?

O IPEC é o sucessor do IBOPE como instituto de pesquisas de mercado e política. O IBOPE-Inteligência foi extinto em virtude da desistência no projeto pelo Grupo Kandar, que assumiu o instituto. Vale lembrar que essa entidade viveu sua fase de ouro regado com capital público na era petista, porém foi vendido para um grupo estrangeiro que não viu interesse na sua atividade e o encerrou. O IBOPE também é envolvido em investigações com o atual Senador Renan Calheiros, relator da CPI da Pandemia, por emissão de notas falsas para esconder propinas supostas que podem ter sido recebidas pelo parlamentar. O caso está parado no Supremo Tribunal Federal.

Ao acessar a página do IPEC para termos mais informações do instituto, a imagem acima foi a encontrada. A conclusão é por sua conta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Editorial: Desinformação é a estratégia.

Manifestações populares marcadas para 1º de Agosto a favor do voto impresso auditável

Editor do Sociedade Inteligente é censurado no Twitter após debater com Diretora de TV