Mentiras que te contam na Internet

 
O Sociedade Inteligente começou essa série com as mentiras contadas sobre a pandemia e que muitos acreditam ser verdade. Agora, traz uma abordagem um pouco diferente, falando sobre mentiras que tem sido comentadas na internet como um todo e que muitos tomam como verdade sem realizar um trabalho de pesquisa prévio.

1. Cuba sofre economicamente pelo "bloqueio comercial" feito pelos Estados Unidos.

O país insular da América Central foi tomado por uma revolução promovida pelo Partido Comunista em 1959, sob a liderança de Fidel Castro e com o apoio óbvio da extinta União Soviética. A assunção de Castro ao poder em Havana levou ao natural alinhamento com Moscou e a tornar-se um desafeto de Washington. Como houve a instauração de um governo ditatorial comunista no país, os EUA decidiram por impor sanções econômicas ao país. Essas sanções são compostas por várias, mas podem ser sintetizadas ao breve texto de uma delas, a Cuban Democracy Act de 1992 que diz:

[This Act] Authorizes the President to impose the following sanctions against countries that provide assistance to Cuba: (1) ineligibility for assistance under the Foreign Assistance Act of 1961 or the Arms Export Control Act; and (2) ineligibility for forgiveness or reduction of debt owed to the U.S. Government. Terminates such sanctions if the President reports to the Congress that Cuba has met conditions established under this Act concerning democracy, human rights, and a free market economy.

Portanto, a lei é americana e clara ao impor sanções a países por parte dos EUA que comercializem com Cuba, mas cada país é livre para realizar o comércio com o país comunista, desde que assuma as consequências, ou negocie com Washington. Portanto é errado em falar "bloqueio comercial", mas o correto são sanções econômicas. E cabe salientar que são sanções contra um regime flagrantemente contrário à democracia, direitos humanos universais como liberdade de expressão e de imprensa, além de um Estado que não respeita contratos com empresas.

Finalmente, cabe lembrar que Cuba, como comunista, enxerga o capitalismo como algo vil, portanto não deveriam se importar com as sanções e promover o ideal comunista sem a interferência de empresas capitalistas em seu país. Mas ao que tudo indica, a realidade é muito, mas muito diferente da teoria no caso. Nos últimos dias, cidadãos cubanos protestam por liberdade no país contra o regime comunista. Foram presos dissidentes, jornalistas que cobriam as manifestações e a internet foi cortada no país.

2. Felipe Neto é um "intelectual"

É até difícil se ver na tarefa de provar que a Terra não é plana, mas sim, Felipe Neto não é um intelectual, e muito menos um intelectual democrata. O youtuber, famoso com seu público de crianças na década passada e agora estão chegando próximos da maior idade, viu-se obrigado a mudar o conteúdo das suas falas para atender uma plateia mais madura, porém igualmente ignorante. Assim, o conhecido "imitador de focas" (termo conhecido nas redes sociais por Felipe Neto fazer vídeos para crianças que beiravam a estultice por seu conteúdo raso e com pouco intelecto) passou a mostrar que estaria lendo livros de autores como Noam Chomsky (conhecido esquerdista americano). 

O youtuber de cabelo colorido tem sinalizado um maior amadurecimento nas redes sociais para manter seu público crescido cativo, e se aproveita da polarização política para fazer uma oposição a Bolsonaro, que é rejeitado pelo seu público de maioria progressista revolucionária, e assim conquista comunistas e sociais-democratas de esquerda. Contudo para se afirmar um intelectual é preciso muito mais do que ler prefácios de livros e resumos da internet. É preciso também dar oportunidade ao contraditório, é preciso entender que ciências sociais se faz com oposição e não com um império de uma única voz.

E nesse ponto é onde o ignorante Felipe Neto aparece. São fartos os conteúdos de redes sociais nos quais ele afirma que quer silenciar pessoas que discordam da sua visão de mundo. Além disso, Neto construiu um império de lacração e canceladores a sua volta que qualquer pessoa que ele veja como "nociva" ou "perigosa", ele aciona sua tropa virtual para denegrir a imagem da pessoa e realizar a cultura do cancelamento. Isso pode ser tudo, menos ser um intelectual.

3. Xbox Mil Grau é "racista"

Talvez o maior cancelamento visto na internet (depois do sofrido por Donald Trump) foi o do antigo canal do youtube Xbox Mil Grau. A história já foi contada aqui no blog, só conferir: Exposeds, escândalos, hipocrisias: Esse é o Youtubersgate! O caso é emblemático e demonstrou a hipocrisia da cultura do cancelamento e a parcialidade de youtubers e jornalistas. Acusados indevidamente e sem provas, banidos de todas as plataformas que eram a fonte de renda dos streamers Chief e XCapim360, além de ameaçados (segundo relatos do próprio Chief), os integrantes do canal foram alijados das principais plataformas da internet e foram processados por supostamente terem cometido crime de racismo.

Um ano se passou, a resiliência e sobriedade da Xbox Mil Grau se mostrou vitoriosa ao agir tranquila e sábia, consciente de sua inocência. Após transitar na justiça federal de Minas, o caso foi arquivado por falta de provas das acusações feitas. Inclusive, segundo Chief, os acusadores ao serem instados pela Polícia Federal para apresentarem vídeos que teriam sido apontados na peça, mas sem edições, responderam que não possuíam os vídeos, e nem o Youtube pôde fornecer as provas quando solicitado. Mas o que motivou tamanho cancelamento e ódio ao canal Xbox Mil Grau?

Chief é um articulador nato. Uma pessoa que argumenta muito bem, estuda e conhece muito o mundo dos games. Ao observar parcialidade em matérias de grandes portais de games, o ex-youtuber passou a expor a hipocrisia e mentiras ditas em matérias. Isso foi crescendo seu número de seguidores, mas de forma muito engajada e que, assim como o "Rei" (forma que seus seguidores o chamam), estudam e pesquisam para debater sobre games na internet. Isso gerou um verdadeiro ranço nas redações de games, e youtubers lacradores que eram pegos em mentiras dia após dia. Agora, o resultado das acusações falsas que foram feitas contra Chief e XCapim360 pode ser uma reviravolta no caso, afinal a imputação falsa de crime é elencada no artigo 138 do Código Penal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Editorial: Desinformação é a estratégia.

Editor do Sociedade Inteligente é censurado no Twitter após debater com Diretora de TV

Editorial: O buraco-negro de votos também conhecido como urna eletrônica