Burger King é boicotado após campanha de marketing; Instituto pouco renomado coloca Lula a mais de 40%; Compra da vacina Covaxin é legal, alega Bolsonaro.

 

1. Vacinas Covaxin compradas a preço de mercado
Em uma tentativa de desgastar o governo Jair Bolsonaro, o Deputado Luís Miranda e seu irmão, funcionário do Ministério da Saúde, Luís Ricardo Miranda, afirmaram que haveriam compras acima do preço de mercado por parte do governo federal. O governo federal esclareceu, através do Ministro Onyx Lorenzoni e o próprio Ministro da Saúde Queiroga, que as compras foram feitas a preço de mercado, e os valores que já estavam empenhados para a compra estão em acordo com o preço praticado com outros países pela Bharat Biotech. A empresa indiana confirmou a informação e o Presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde dessa sexta que o inquérito para investigação pode ser instalado sem problema algum.

2. Instituto IPEC coloca Lula a frente de Bolsonaro por ampla margem e gera dúvidas na sua credibilidade
O Instituto IPEC (Inteligência em Pesquisas e Consultoria) divulgou hoje uma pesquisa de intenção de votos para as eleições presidenciais de 2022. Na pesquisa, Lula aparece supostamente com 49% e Bolsonaro com 23%. A discrepância com os dados de outros institutos de pesquisas foi tão grande que gerou dúvida na credibilidade da pesquisa. Além disso, o Instituto sequer possui um site em funcionamento. O IPEC é sucessor do IBOPE-Inteligência que pertencia ao grupo estrangeiro Kantar. O IBOPE está envolvido em uma investigação de emissão de notas falsas para o Senador Renan Calheiros (MDB-AL), e o processo está parado no STF.

3. Burger King faz jogada de marketing polêmica e sofre boicote
A rede Burger King tem apoiado amplamente campanhas progressistas por movimentos homossexuais como LGBT+. Na última semana, nos Estados Unidos, o Burger King fez chacota de um concorrente, Chick-fil-La, que sempre respeitou o domingo cristão ao não abrir suas lanchonetes no dia de descanso. Em 2019, uma unidade do Chick-fil-La foi aberta ao domingo para celebrar o aniversário de um garoto de 14 anos de idade com paralisia cerebral e autismo. A cadeia do Burger King, em chacota à concorrente, tweetou no último dia 03 de junho que em todos os domingos do mês do orgulho LGBT seriam ofertados sanduíches de frango (em sátira ao Chick-fil-La), e os recursos seriam doados a uma entidade de orgulho gay. Ainda na campanha veemente, hoje, a rede aqui no Brasil divulgou um vídeo normalizando crianças terem contato com a temática do orgulho gay. Com esses eventos, a hashtag #Burgerkinglixo subiu nos Trending Topics do Twitter e, enquanto esse texto era redigido, ainda permanecia.
Print retirado ao fim da redação do texto.




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